quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Semana da Águia - Capaz de resistir à tempestade


Perceba que as águias não constroem um ninho minúsculo. É uma construção ampla, pesando algumas vezes, aproximadamente, duas toneladas e bem capaz de proteger os componentes.

Se você conhece um pouco sobre montanhas, sabe que as rajadas de vento mais fortes se formam, geralmente, perto dos picos por causa das grandes altitudes. Contudo, um ninho de águia pode resistir àqueles ventos rigorosos, porque está construído dentro da fenda de uma rocha.

Sem dúvida, elas constroem seus ninhos para durar! É o que nós precisamos fazer. Temos de edificar um lugar de permanência na fenda da Rocha que é Cristo Jesus, de tal maneira que, todas as vezes que surgirem os ventos e as tempestades da vida, nossa casa espiritual permaneça firme, estabelecida em fundamento sólido.
 Permanecerá uma casa edificada sobre a Palavra

Em meio à tempestade, as águias macho e fêmea se aconchegam no ninho, sabendo que nele estão seguras - porque o construíram de maneira adequada desde o começo. Da mesma forma, quando você toma a Palavra de Deus e edifica a sua vida, corretamente, no fundamento da Sua Palavra, você também estará seguro.

O diabo pode berrar quanto quiser. As circunstâncias desfavoráveis e as tempestades da vida podem surgir.

Mas você se aconchegará, firmemente, na sua casa espiritual, sabendo que ela permanecerá segura e que nada que venha a surgir contra ela, destrui-la-á. Contudo, esta cer¬teza advém do conhecimento do que diz a Bíblia e da edificação da sua vida no fundamento sólido da Palavra!

Há uma clássica história infantil chamada Os três porquinhos, que me faz lembrar da ilustração usada por Jesus, sobre um homem que construiu a sua casa sobre a rocha e de outro que a edificou sobre a areia (Mt 7.24-27; Lc 6.47- 49).

Diz a história: eram três porquinhos e cada um construiu uma casa. O primeiro, construiu uma casa de palha e o segundo, uma de madeira. Entretanto, o terceiro porquinho edificou a sua casa com tijolo.
 
Não se pode construir uma casa de tijolos, da noite para o dia, pois isso é demorado! No entanto, os dois primeiros porquinhos não queriam gastar muito tempo na construção de suas casas.
 Eles preferiram outros afazeres, então, simplesmente juntaram algumas coisas. Contudo, o terceiro porco levou mais tempo para construir uma casa forte, sólida (e se não fosse pela sua compaixão, ele teria sido o único sobrevivente do ataque do lobo mau!).
 Este porquinho sabido construiu sua habitação de tal modo que ela resistisse ao teste. E quando não tinha sequer terminado, o lobo mau - digamos, o diabo - apareceu e gritou: "Vou assoprar a sua casa!"
 Bem, o porquinho retrucou: "Você pode ofender-me e soprar tudo o que quiser, sr. Lobo. Eu construí uma casa forte e você não conseguirá destruí-la!" Realmente, aquele porquinho estava seguro!
 
No entanto, quando o inimigo investe contra algumas pessoas, elas tremem e ficam desnorteadas, porque não estão verdadeiramente seguras. Não estão certas se a casa delas resistirá à prova.
Se você estiver seguro, sabendo que edificou uma morada espiritual forte sobre o que diz a Escritura, resistirá ao inimigo e dirá com confiança: "Faça o que quiser, diabo, mas eu permanecerei firme porque construí a minha casa sobre a Palavra de Deus!"

Gaste tempo para construir certo Esse é o tipo de confiança que a águia demonstra.
 
 Quer no vôo ou abrigada com segurança no seu ninho, a águia majestosa encarará a tempestade e a desafiará. Se não estiver flutuando no ar, ela estará trabalhando duro no seu ninho como a dizer: "Sopre quanto quiser, vento. Ventania, venha aqui! Eu permanecerei firme porque levei tempo para construir o meu ninho adequadamente".
 Todavia, o problema de alguns cristãos é que eles não gastaram tempo para edificar, adequadamente, a vida deles sobre a Palavra. Então, quando o inimigo os atinge, eles têm de recomeçar toda a construção.

Você sabe que é mais difícil reconstruir algo do que construí-lo certo na primeira vez? Converse com pessoas que entendem de construção. Elas lhe dirão que é mais barato, mais fácil e muito mais prático construir um edifício direito, da primeira vez, do que voltar atrás e ter que refazê-lo mais tarde.

Se isso é uma verdade na construção de uma casa -moradia natural -, quanto mais o será quando você edificar a sua casa espiritual, a sua estrutura para uma vida de fé em Deus. Sem dúvida, é melhor construir sua casa espiritual corretamente, na primeira vez, porque, no momento em que o diabo vier, você poderá não ter tempo para realizar um projeto de reconstrução. Ele o atacará e tentará destruir sua fé antes que você recomece a obra. Mas, graças a Deus, você não tem de preocupar-se se investiu tempo para edificar bem a sua casa na Palavra, desde o começo! O papel do Pai é prover

Quando as águias completam o seu ninho, elas estão prontas para começar a sua família (outra caracte¬rística interessante sobre as águias é que elas se casam por toda a vida - porém esta é uma outra lição completa a qual não abordaremos agora!)
Em algum momento da primavera, a mamãe águia põe um ou dois ovos, que são chocados depois de umas poucas semanas. 
 A partir do momento em que ela os põe, até depois que os filhotes nascem, o papai águia gasta o seu tempo provendo as necessidades da sua família. Então, quando os filhotes recém-nascidos começam a ganhar penugem, a mãe águia ajuda o macho a prover alimento para os filhotes ainda em desenvolvimento.

Eis aqui algo que temos na Palavra de Deus ao apren¬dermos outra lição com a águia. A Bíblia instrui o homem cristão a prover a sua família como o cabeça da casa. Ela lhe diz para colocar as necessidades da sua esposa e dos filhos em primeiro lugar, e as suas próprias necessidades, vontades e desejos em segundo plano (Ef 5.25-29; 1 Tm 5.8).
 Então, quando você analisa esta lição, do ponto de vista espiritual, percebe que pertencemos à família de Deus, por meio do novo nascimento. Sabemos também que o próprio Deus prometeu que Ele nos proverá.

(Fp 4.19)
19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

(SL 37.25)
(V.25) Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Deus é o Pai celestial de todos que são nascidos de novo, Ele é o nosso Provedor!