terça-feira, 24 de abril de 2012

Receita diferente

Vi em um blog e achei muito dez ! Eu sei que ja acabou a Pascoa... mas ta valendo !
. É uma divertida opção de entrada ou aperitivo para o cardápio. Trata-se de uma cenourinha recheada, que parece uma versão temática dos clássicos canudinhos de maionese. Como a receita original usa um tipo específico de massa da marca Pillsbury que não temos por aqui, a ideia é - como em qualquer prato - se ajustar. A confecção é bem simples e dá até pra a criançada participar.











Você vai precisar de poucas coisas, mas tudo fica a seu critério. E como este blog não é de culinária, vou dar apenas a base (que com as fotos, fica ainda mais fácil de entender), sem medidas exatas ou regras. Anote lá:
- Massa de pastel, pastelão, folhada, etc, comprada pronta ou se você se garantir, faça a sua.
- Ovos para pincelar a massa
- Corantes comestíveis nas cores vermelho e amarelo para chegar ao tom laranja da cenoura. Se tiver a cor pronta, melhor ainda.
*A tinta é que dá o "tchan" da coisa, mas em último caso dá para passar apenas gema de ovo. O problema é que vai ficar com "cara" de pãozinho.
- Recheio da sua preferência: maionese de batata, patê, salsicha, salada de ovo, carne moída, etc.
- Galhinhos de dill fresco ou salsa
De utensílios é preciso:
- Faca ou cortador de pizza
- Cones de metal (moldes) (acha-se fácil em lojas do ramo)
- Pincel
- Papel alumínio ou papel manteiga
- Assadeira grande
Pronto! Agora é meter a mão na massa, literalmente!
Corte a massa em 6 tirinhas finas como as da foto e pincele com os ovos ligeiramente batidos.



Enrole com cuidado e delicadamente cada tira, como se estivesse brincando de massinha de modelar. Pode ser com a palma da duas mãos, alongando um pouquinho cada rolinho. Faça isso com as seis tiras e depois pincele novamente com os ovos batidos.  




Pegue um cone de metal e, começando pela ponta fina, vá envolvendo o molde cuidadosamente. Deixe a pontinha da massa presa de maneira bem firme para evitar estragos futuros. Lembre-se que você quer imitar uma cenoura como as de desenho, então vá prendendo até o topo do cone. Reserve.  
Coloque umas 30 gotas de corante amarelo em uma tigela pequena e pingue uma ou duas gotas do vermelho. Misture para obter a cor laranja.

Esta é a proporção aproximada. Forre uma assadeira com a folha de alumínio ou papel manteiga e prepare-se.

Chegou a hora de pintar. Usando o mesmo pincel (lavado, claro) que você pincelou os ovos, cubra homogeneamente toda a superfície de cada cone.

Eles já vão começar a ficar com cara de cenoura.
 
Coloque-os na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200°. Asse de 6 a 8 minutos ou o tempo que estiver indicado na embalagem da massa. Na metade do tempo é legal dar uma giradinha em cada cone para as cenouras dourarem por inteiro.

Desligue o forno, retire a assadeira e deixe esfriar por alguns minutos.

Tire as cenouras com cuidado dos cones: segure-a com uma das mãos e com a outra torça levemente o molde, puxando-o para fora.
 

Recheie cada uma de acordo com o seu gosto e coloque os galhinhos de dill ou salsa. Dependendo do recheio e acondicionados em recipientes bem vedados, duram perfeitamente por 2 dias em geladeira.

Claro que o melhor é que sejam feitos no dia de comer. Com quase uma semana de antecedência, dá pra testar bem.

Uma ideia bem legal para decorar e criar uma mesa diferente para a Páscoa ou em qualquer outra ocasião.
 
O autor deste postagem usou de livre tradução e seus conhecimentos de chef amador para transcrever esta receita, quem conhece um pouco de cozinha vai saber se virar e se ajustar.

Quem gostou desta brincadeira pode ver muitas outras ideias no site hungryhappenings."Pascoalinamente legaus"!



Texto do site http://www.bemlegaus.com - tem coisas legais meeesmo !