terça-feira, 21 de junho de 2016

Joinville tem CASTELO? E no castelo tem um Rei!

Sempre que passava por ele eu pensava, "Será que é um restaurante? Será que alguém mora ali? Será que é assustador?  Será, Será?"  Agora a explicação.

 

O massoterapeuta Leonardo Caradelli, de 66 anos, constrói desde 1996 o castelo onde vive com a família em Joinville, no Norte catarinense. São mais de 700 metros quadrados de área construída, com 16 torres grandes e outras 32 pequenas, 21 cômodos, além de arcos e uma piscina. Ele, que cuida pessoalmente de cada detalhe, prevê que em 10 anos deva terminar a construção (veja o vídeo acima). 
"Eu me sinto um rei. Graças a Deus eu me sinto um rei mesmo", conta o proprietário, que desenhou todo o projeto e o executa com a ajuda de um engenheiro.  "Eu ia para praia e ficava fazendo castelinho de areia. Coisa de criança. Era um sonho, né? Aí comecei a fazer e nem eu sabia como ia ficar", explica Caradelli, que diz ter tirado as ideias de sua cabeça.
Quatro andares
O castelo fica no bairro Petrópolis, na Zona Sul da cidade.
São sete salas, seis quartos, cinco banheiros e três cozinhas. Ao todo, o local possui quatro andares. No térreo, além da piscina, Caradelli construiu a própria casa, um cômodo com cozinha, área de serviço, dois quartos, três salas e um banheiro.
"Falta fazer uns acabamentos. Colocar uns pisos. O acabamento por fora. Dar uma ajeitadinha em tudo. Meu sonho está quase completo", completa Caradelli, que perdeu a conta das vezes em que ficou até tarde da noite, nos fins de semana, com a 'mão na massa'", cuidando dos detalhes do projeto.
Antes de ter o castelo para ser "rei", o massoteraupeta tinha uma casa simples, como um "súdito". "Eu tinha uma casa de madeira e aí fui construindo por fora. Quando tampei, tirei a casa de madeira. Ali, fui construindo e morando dentro", lembra o massoterapeuta.

A família dele chegou a achar que a ideia era uma loucura. "Eles diziam: 'o pai está doido, fazer uma coisa dessa, tão grande.O pai não vai dar conta'. E hoje estão felizes. Às vezes passam o domingo comigo, tomam banho de piscina", brinca Caradelli.

Local pode ser visitado
Nos fins de semana, o proprietário abre o castelo pra visitação agendada e, assim, mata a curiosidade de muita gente que costuma passar pelo local.
As torres, que podem ser vistas de longe, viraram ponto turístico da região. "Se alcançasse [o dinheiro], eu faria de novo", conta ele, que não revela quanto já gastou com a construção.

Texto de RBST  - redeglobo.globo.com/sc/rbstvsc